Design sem nome

Programação especial: 16 de junho, Dia Internacional das Tartarugas Marinhas

Dia 16 de junho é o Dia Mundial das Tartarugas Marinhas. Para celebrar a data, o Projeto Aruanã preparou uma programação especial, tanto nas redes sociais quanto na sede do projeto na praia de Itaipu, em Niterói/RJ. Nas redes sociais, uma série de vídeos será lançada em parceria com outros projetos do Programa Petrobras Socioambiental, os projetos Coral-vivo, Meros do Brasil, Baleia Jubarte e Budiões. Na sede, que fica localizada na Rua Max Albin, número 244, o projeto receberá uma série de escolas, agendadas previamente, com atividades variadas, que vão de oficinas para a produção de instrumentos musicais com material reciclável à apresentação da sereia e artistas locais, passando pela exposição de material biológico, mostra de filmes, entre outras. No intervalo, também teremos um lanche oferecido pelas parceiras do Puro Suco.

O Dia Internacional das Tartarugas Marinhas foi criado como um marco da conservação de tartarugas marinhas e o dia escolhido é uma homenagem ao biólogo americano Archie Carr, nascido em 16 de junho de 1909, e especializado no estudo dos répteis, que ficou muito conhecido em sua área devido aos enormes esforços em prol da conservação, principalmente das tartarugas marinhas. Ao espalhar conhecimento e compreensão sobre tartarugas marinhas e histórias de sucesso de esforços de conservação de tartarugas marinhas em todo o mundo, podemos inspirar ações para proteger seus habitats e garantir sua sobrevivência contínua.

 Programação Especial para público infantil e adulto:

9:30 h: Abertura da sede 

10:00 h: Início do circuito – Mostra da exposição fixa do Projeto Aruanã 

10:30 às 12:00 h: 

Estação 1: Atividade com a Sereia 

Música, contação de história, tatuagem, desenhos e oficina de confecção de instrumentos musicais com material reciclável com a sereia. 

Estação 2: Oficina de pau de chuva e oficina de tambor do mar, que faz o som das águas

12:00 às 13:30 h: Pausa para almoço 

14:00 às 16:00 h: Reabertura da Sede e recebimento das escolas 

Estação 1: Atividades com a Sereia 

Música, histórias, tatuagem e desenhos 

Estação 2: Oficina – produção de um mural de tampinhas móvel – mosaico de tartaruga com a artista Cris Teper 

SOBRE A ARTISTA CRISTINA BEATRIZ TEPER: 

Bióloga Marinha, especialista em Educação Ambiental, Planejamento Ambiental, e consultora sênior em Aquicultura, Assessora da ALMARJ (Associação de Maricultores de Jurujuba). Trabalha nesta área desde 1989 e durante todos estes anos se preocupa com a qualidade do meio ambiente e como o lixo é depositado nele. Paralelamente começou há 15 anos a juntar lixo nas ruas e principalmente nas praias para que pudesse servir para uma transformação artística e desta forma chamar a atenção das pessoas. Em 2021 elaborou um painel feito com tampinhas plásticas no muro localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes 8429, Itaipu, Niterói/RJ, sendo o primeiro feito com tampinhas plásticas da cidade de Niterói e que fará parte do corredor permanente artístico-cultural da cidade. Foram utilizadas aproximadamente 11.000 tampinhas distribuídas em 8 metros quadrados. 

Estação 3: Projeto Laboratório Aberto – UFF 

O projeto Laboratório Aberto visa apresentar um Laboratório para a sociedade, abrindo o Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da Universidade Federal Fluminense para visitação ou levando alguns equipamentos e materiais educativos para outros ambientes. O projeto tem o objetivo de divulgar informações sobre o Laboratório de Patologia Clínica Veterinária e a importância dos exames laboratoriais para diagnóstico de agentes causadores de doenças nos animais e humanos, além de conceitos básicos de biossegurança ao público, em especial crianças. De forma lúdica e interativa, o mundo microscópico é apresentado, onde células do sangue podem ser um exército no combate aos parasitas vilões e conceitos de biossegurança transformados em desenhos. 

16:00: Show da Glorinha e Renato (1h de show) 

Glorinha Lattinni, carioca, musicista, instrumentista (violão e ukulele), cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, com formação em Psicologia e Ciências Sociais. 

Renato Pfeil, niteroiense, músico, pianista, cantor, compositor, ator, arranjador, escritor, produtor musical e com formação em Ciências Biológicas e produtor executivo de seu trabalho artístico. 

Juntos formam a dupla Glorinha e Renato em seu trabalho musical infantil. 

17:00: Lanche coletivo 

18h: Sessão Piporuga 

Filme 1: Pré-estreia do primeiro capítulo da webserie do Projeto Aruanã (5’) 

FILME 2: Resex-mar Itaipu (3’) 

FILME 3: documentário Eu sou pescadora (30’)

20:00 h: Encerramento 

 

SERVIÇO:

 

Dia Internacional das Tartarugas Marinhas 

Quando: 16 de junho – das 09 h às 20h

Onde: Rua Max Albin, 244 – Itaipu, Niterói/RJ (galpao anexo à pousada Dunas de Itaipu)

A conservação das tartarugas marinhas é a nossa paixão

O Projeto de monitoramento de tartarugas marinhas surgiu em 2010 através de um grupo de estudantes e com atuação restrita à Praia de Itaipu, Niterói. 

Parceria e ampliação dos esforços na pesquisa e conservação

O projeto também atua em parceria com diversas instituições públicas ou privadas, redes e ONGs com a finalidade de ampliar esforços e sensibilizar a população sobre a preo

Outros posts

plugins premium WordPress

Painel Aruanã

Ciência Cidadã Projeto Aruanã

Ao enviar o seu registro em nossa plataforma, você ajuda a entender mais sobra as espécies de tartarugas marinhas e ajuda na conservação marinha

[wpforms id="5817"]

Já sou cadastrado ​

Se você já faz parte da Plataforma de Ciência Cidadã Aruanã, acesse com uma das opções abaixo:

[miniorange_social_login]

ou

Crie a sua conta

Se você já faz parte da família, acesse

com uma das opções abaixo:

Registration option not enabled in your general settings.

Registration option not enabled in your general settings.