default

Projeto Aruanã engaja voluntários e parceiros no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Na Praia de Itaipu (Niterói-RJ), local onde o projeto nasceu, foram coletados mais de 80 kgs de resíduos, como sacolas, embalagens de alimentos, garrafas Pet e bitucas de cigarro

                                                                                                         

O Projeto Aruanã uniu-se, no último sábado (16/09), a iniciativas de mais de 190 países e territórios no esforço mundial de limpeza de rios e praias. Em Niterói (RJ), na Praia de Itaipu, local onde o projeto nasceu, a equipe do Aruanã promoveu um mutirão de limpeza no qual foram recolhidos mais de 80 kg de resíduos. A ação foi organizada em conjunto com a Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Itaipu e contou com as parcerias do Projeto Uçá e da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), empresa que fez a correta destinação do resíduo coletado.

A data de mobilização, organizada em vários pontos do Brasil e ao redor do mundo, é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (World Clean Up Day) e tem como objetivo, além dos mutirões de coleta, a sensibilização social para o combate ao lixo no mar e a gestão adequada dos resíduos. Com esse propósito, os projetos Aruanã e Uçá também instalaram, na Praia de Itaipu, estandes para ações de educação ambiental, com exposições itinerantes destinadas à apresentação de materiais biológicos de tartarugas marinhas, como casco e crânios, e de caranguejos. Os dois projetos contam com a parceria da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

No World Clean Up Day, o objetivo foi engajar e conscientizar sobre os impactos à vida marinha provocados pela poluição de rios, praias, mangues e oceanos, problema que gera graves desequilíbrios ambientais. Na atividade da Praia de Itaipu, foi coletado, em cerca de 30 minutos, um total exato de 80,609 kg de resíduos. Após o recolhimento do material cujo trabalho envolveu cerca de 70 pessoas, entre voluntários e parceiros, foi realizada uma detalhada triagem do material, separado conforme categorias do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para a devida pesagem.

Segundo a Coordenadora de Mobilização Social do Projeto Aruanã, Beatriz Guimarães Gomes, as informações sobre a quantidade e tipos de resíduos coletados são enviadas ao ministério. Foram recolhidas garrafas de vidro (5,815 kg), garrafas Pet (3,305 kg), copos/talheres/pratos (2,330 kg), embalagens de alimentos (4,225 kg), tampas de plástico (340 g), latas de metal (604 g), tampas de metal (1,745 kg), canudos (985 g), sacos e sacolas (7,535 kg), isopor (190 g), embalagens de cigarro (235 g), embalagens de papel (660 g), papel – e outros (300 g), papelão (525 g), plásticos  – e outros (675 g), roupas/pedaços de tecido (2,050 kg), bitucas de cigarro (730 g), borrachas (1,635 kg), além de 1 anzol e de itens que não foram triados (46,725 kg).

Década do Oceano

Para a Coordenadora Geral do Projeto Aruanã, Suzana Guimarães, a mobilização mundial transformou-se num marco de sensibilização social diante da urgente necessidade de combate ao acúmulo de lixo. Dirigindo-se aos voluntários, parceiros e apoiadores, Suzana fez um apelo: “Como vai ser daqui a 100 anos? Quem está aqui hoje tem um papel muito importante para multiplicar ações e repensar o consumo. Há lixo encontrado até mesmo a mil metros de profundidade”, disse Suzana. O problema do lixo no mar é um dos focos da Década do Oceano (2021-2030), proposta pelas Nações Unidas.  

De acordo com o gestor da Resex de Itaipu, André Jório, o lixo nas praias vai para o mar, impactando, além da vida marinha, as atividades de pesca artesanal. “Aqui é uma luta dos pescadores. A Resex – que é uma unidade de conservação – é para garantir a sustentabilidade da pesca”, declarou Jório aos participantes do mutirão, em Itaipu. Para ele, é fundamental que todas as pessoas presentes, entre adultos, adolescentes e crianças, também atuem na educação ambiental.

A artista e bióloga Cris Teper fez uma obra nas areias de Itaipu em formato de tartaruga marinha com parte do material coletado. Após a atividade, houve sorteio de brindes para quem atuou no mutirão, que contou ainda com o apoio da Faculdade Maria Tereza (FAMATH). No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o Projeto Aruanã também se juntou à iniciativa da Prefeitura de Niterói na Praça do Rádio Amador, em São Francisco (Niterói), e à ação organizada pelo Projeto Uçá na Praia do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias é um movimento cívico que une 197 países e territórios, engajando milhões de pessoas em todo o mundo para realizar mutirões de coleta de resíduos e sensibilização ambiental. No Brasil, as ações chegaram ao país promovidas por organizações autônomas no final dos anos de 1990 e começo de 2000, que definiram as campanhas pelos nomes Dia Mundial da Limpeza e Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias. Ambos os títulos são usados até hoje pelos grupos, clubes, instituições da sociedade civil, poder público, coletivos e empresas que também lideram mobilizações em todo território nacional e promovem a data na chegada da primavera.

Com seus diferentes nomes, o World Clean Up Day é um dos movimentos globais de cuidado com o Planeta mais inspirador e efetivos que existe. Ele cria momentos de conexão e reflexão em que pessoas se unem para despoluir os lugares onde vivem, frequentam, praticam atividades físicas, de lazer ou esportivas e muito mais. A ideia é simples, voluntários atuam na limpeza de sua comunidade, transformando o ambiente em um local mais agradável e saudável para se viver. 

A conservação das tartarugas marinhas é a nossa paixão

O Projeto de monitoramento de tartarugas marinhas surgiu em 2010 através de um grupo de estudantes e com atuação restrita à Praia de Itaipu, Niterói. 

Parceria e ampliação dos esforços na pesquisa e conservação

O projeto também atua em parceria com diversas instituições públicas ou privadas, redes e ONGs com a finalidade de ampliar esforços e sensibilizar a população sobre a preo

Outros posts

plugins premium WordPress

Painel Aruanã

Ciência Cidadã Projeto Aruanã

Ao enviar o seu registro em nossa plataforma, você ajuda a entender mais sobra as espécies de tartarugas marinhas e ajuda na conservação marinha

[wpforms id="5817"]

Já sou cadastrado ​

Se você já faz parte da Plataforma de Ciência Cidadã Aruanã, acesse com uma das opções abaixo:

[miniorange_social_login]

ou

Crie a sua conta

Se você já faz parte da família, acesse

com uma das opções abaixo:

Registration option not enabled in your general settings.

Registration option not enabled in your general settings.