DSCF7497

Projeto Aruanã lança cartilha infantil “Tartarugas Marinhas: conhecer para proteger” em comemoração ao Dia das Crianças

O Projeto Aruanã acaba de lançar a cartilha infantil “Tartarugas Marinhas: conhecer para proteger” para ser distribuída gratuitamente no dia 12 de outubro durante a programação especial do Dia das Crianças, no Centro de Visitação do projeto, em Itaipu, Niterói (RJ).

A cartilha apresenta, de forma lúdica e educativa, informações sobre as cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil, com destaque para a tartaruga-verde, espécie comumente avistada na Baía de Guanabara e monitorada pelos(as) biólogos(as) do Projeto Aruanã.

No Centro de Visitação, a programação do Dia das Crianças prevê, além da entrega da cartilha, a promoção de jogos e brincadeiras voltados à conservação marinha e à educação ambiental. As crianças também poderão se encantar e se divertir com a presença da nossa sereia, que contará histórias sobre as tartarugas e a vida marinha.

A Cartilha: Um estímulo à responsabilidade ambiental das crianças

A cartilha tem ilustrações, passatempos e atividades como caça-palavras, cruzadinhas e desenhos para colorir, buscando despertar a curiosidade e o senso de responsabilidade ambiental das crianças. Entre os conteúdos, a publicação apresenta brevemente a história do Projeto Aruanã, que conta com o patrocínio da Petrobras do Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, além de trazer um pouco do trabalho desenvolvido em
prol da conservação das tartarugas marinhas.

A cartilha foi originalmente criada por Anna Caroline Morais durante a sua graduação na Universidade Celso Lisboa, enquanto atuava como voluntária do Projeto Aruanã entre 2014 e 2019. A nova edição conta ainda como autores a Coordenadora Geral do Projeto Aruanã, Suzana M. Guimarães, que revisou e atualizou o material, e Felipe Moreira Teixeira.

O lançamento da cartilha faz parte do compromisso contínuo do projeto de aliar ciência, educação e engajamento social, contribuindo para a conservação das espécies ameaçadas e para a construção de uma consciência ambiental desde a infância.

A conservação das tartarugas marinhas é a nossa paixão

O Projeto de monitoramento de tartarugas marinhas surgiu em 2010 através de um grupo de estudantes e com atuação restrita à Praia de Itaipu, Niterói. 

Parceria e ampliação dos esforços na pesquisa e conservação

O projeto também atua em parceria com diversas instituições públicas ou privadas, redes e ONGs com a finalidade de ampliar esforços e sensibilizar a população sobre a preo

Outros posts

Painel Aruanã

Ciência Cidadã Projeto Aruanã

Ao enviar o seu registro em nossa plataforma, você ajuda a entender mais sobra as espécies de tartarugas marinhas e ajuda na conservação marinha

[wpforms id="5817"]

Já sou cadastrado ​

Se você já faz parte da Plataforma de Ciência Cidadã Aruanã, acesse com uma das opções abaixo:

[miniorange_social_login]

ou

Crie a sua conta

Se você já faz parte da família, acesse

com uma das opções abaixo:

Registration option not enabled in your general settings.

Registration option not enabled in your general settings.