Entre os dias 18 e 24 de março, o Projeto Aruanã está em Cartagena, na Colômbia, para o 41º Simpósio Internacional de Tartarugas Marinhas. O evento conta com palestras, apresentações de trabalhos científicos e debates sobre os principais desafios enfrentados pelas tartarugas marinhas na América Latina e no mundo. Na abertura do evento, o Projeto Aruanã marcou presença com a Dra. Daphne Wrobel, apresentando os dez anos de atuação do Projeto Aruanã no Rio de Janeiro. Entre os temas abordados no Simpósio estão a importância das áreas de alimentação e reprodução, as ameaças decorrentes da pesca, poluição e mudanças climáticas, além das estratégias de manejo e proteção dessas espécies.
Dentro do Simpósio ocorreu também a Retomala, que é a sigla em espanhol para a Reunião de Especialistas em Tartarugas Marinhas da América Latina. Emcontro criado em 1994, dentro do marco do Simpósio Mundial de Tartarugas Marinhas, realizado em Miami, nos Estados Unidos. naquele ano.
O encontro é uma oportunidade única para reunir diferentes perspectivas e conhecimentos sobre as tartarugas marinhas e contribuir para a conservação desses animais tão importantes para os ecossistemas marinhos. O Projeto Aruanã não poderia ficar de fora.