De 22 a 26 de outubro, o Projeto Aruanã marcará presença na Rio Ocean Week: a Semana do Mar do Rio de Janeiro, evento dedicado à cultura oceânica que será realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Durante todos os dias, das 8h30 às 18h, o público poderá visitar o estande do projeto e conhecer de perto a iniciativa que une ciência, educação ambiental e sensibilização para a conservação das tartarugas marinhas e do oceano.
O Projeto Aruanã, que conta com o patrocínio da Petrobras do Governo Federal por meio do Programa Petrobras Socioambiental, foi selecionado como expositor junto com outras 29 iniciativas e instituições de pesquisa e conservação marinha, entre elas os projetos Coral Vivo, Meros do Brasil e Uçá, que são seus parceiros na Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA).
O espaço de exposição denominado Cais do Porto reunirá estandes de instituições voltadas à conservação marinha e organizações de pesquisa, com o objetivo de desenvolver atividades de divulgação da temática oceânica acessíveis ao público geral.
Como parte das ações de engajamento para a Rio Ocean Week, o Projeto Aruanã também participou de edições da ROW Pocket para a divulgação do evento em instituições de ensino e espaços públicos, dentre eles o Escola Parque de Portas Abertas realizado em agosto e setembro nas unidades da Gávea e da Barra de Tijuca da Escola Parque.
Rio Ocean Week: exposição Itinerante do Projeto Aruanã
Com foco em todas as idades, a exposição do projeto vai reunir materiais biológicos de diferentes espécies de tartarugas marinhas, banners informativos sobre ameaças, características das espécies, impactos do lixo no mar e sobre o trabalho institucional do Projeto Aruanã. Além disso, também levará atividades voltadas para o público infantojuvenil.
A proposta é aproximar o público do universo da conservação marinha por meio de um contato visual e sensorial com os elementos que compõem o ciclo de vida desses animais. Para promover a inclusão, a exposição contará com materiais táteis, textos em braile e tradução em libras via QR Code.
Década do Oceano
A Rio Ocean Week 2025 nasce como uma expansão da experiência da São Paulo Ocean Week, realizada há cinco anos no Memorial da América Latina, sob organização da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano e da Mídia Mar Comunicação.
A proposta está em sintonia com a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), conhecida como Década do Oceano, que tem como meta reverter o cenário crítico dos mares até 2030, garantindo que as futuras gerações herdem um oceano saudável, seguro, produtivo e sustentável.
O evento dialoga diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água), mas a sua abordagem é ampla e conecta-se também a outros ODS, como os que tratam da erradicação da pobreza e da fome, do acesso à água e saneamento e da transição energética.
A participação do Projeto Aruanã na Rio Ocean Week reforça seu compromisso de promover o conhecimento sobre a biodiversidade marinha e engajar a sociedade na proteção dos oceanos.