Projeto Aruanã se integra a outros 20 projetos apoiados pela Petrobras em ações pelo Dia Mundial de Limpeza de rios e praias A expectativa é reunir mais de 2,5 mil pessoas em 120 km de praias de toda a costa brasileira e coletar cerca de 8 toneladas de resíduos. Aruanã realiza atividades em Niterói e
no Rio de Janeiro. No próximo dia 17 de setembro, o projeto Aruanã se juntará a iniciativas de mais de 190 países no esforço mundial de limpeza de praias e rios. No Brasil, 21 projetos apoiados pela Petrobras pelo Programa Petrobras Socioambiental estarão espalhados por 37 municípios, totalizando 120 kms de praias. Com base nos resultados de atividades similares realizadas ao longo do ano, espera-se coletar entre 8 e 11 toneladas de resíduos. No Rio de Janeiro e Niterói, o Projeto Aruanã estará em uma série de atividades. Na Praia de Itaipu, em Niterói, local onde o projeto nasceu, a atividade será organizada em conjunto com a Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Itaipu. Na programação, que busca envolver crianças, jovens e adultos nos temas da Década do Oceano, a exposição itinerante apresenta materiais biológicos de tartarugas marinhas, como casco, crânios e ovos, e alerta para as ameaças a que esses animais estão sujeitos, especialmente o lixo no mar. A sereia do Projeto também vai fazer uma apresentação especial, com música, brincadeiras e ensinamentos vindos do mar.
O mutirão de limpeza vai mobilizar voluntários, pescadores e mergulhadores para a coleta de resíduos na areia da praia e no fundo do mar. A ação também contará com a participação da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, que realizará a separação, quantificação e qualificação dos resíduos coletados, dando a destinação adequada aos itens que forem coletados. Além da coleta e destinação correta do lixo, a ideia é mobilizar voluntários e disseminar informações sobre os cuidados com o meio ambiente. Os resíduos passam por um protocolo de triagem e pesagem que serão incorporados num banco de dados para o fomento de políticas públicas para o enfrentamento do problema do lixo no mar. Ainda no dia 17, além da ação em Itaipu, pela manhã o projeto também participa de um mutirão de limpeza na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, em parceria com o Projeto Meros do Brasil e a Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA). No mesmo horário, outra parte da equipe estará na Marina da Glória, também com a exposição itinerante, onde ocorre a regata ecológica para combate ao lixo no mar. No período da tarde, é hora de voltar a Niterói para o evento organizado pela Prefeitura da cidade, em ação que contará com a presença de diversos parceiros e, novamente, a apresentação de sereia do Projeto Aruanã.