O 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (COLACMAR), realizado de 13 a 16 de agosto em Itajaí (SC), contou com a apresentação de um trabalho do Projeto Aruanã e do Laboratório ECOPESCA, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O COLACMAR é o mais importante evento técnico-científico de Ciências do Mar da América Latina.
Com o título “Do mar à mesa. Tradição, pesca e cadeia produtiva em uma Reserva Extrativista Marinha”, o trabalho apresentado no COLACMAR tem como autores Júlia B. Soares, Carolina A. A. Silva, Rafael A. T., Marcus R. Costa, Suzana M. Guimarães, Cassiano Monteiro-Neto.
O 20º COLACMAR reuniu pesquisadores, professores, estudantes, empresas, ONGs, órgãos de governo, além de outros profissionais, em torno dos temas e iniciativas relacionadas à pesquisa e à inovação tecnológica sobre biologia e ecossistemas costeiros, a contaminação ambiental, o ensino das Ciências do Mar e as políticas de cooperação regional, educação ambiental, tecnologia de alimentos, pesca e maricultura, além de outros assuntos. O congresso é promovido a cada dois anos pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Ciências do Mar – ALICMAR.
O Projeto Aruanã trabalha com pesquisa e conservação direcionadas às tartarugas marinhas, ao ambiente costeiro e marinho, estimulando a participação da sociedade nas ações desenvolvidas, e é realizado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais Littoralis, com a parceria da @Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.